Confraria Bucica: Partilha de Cervejas nº 2 – Irish Red Ale – Estilo 9D do BJCP

Características Gerais do Estilo

Aroma: Aroma de malte de baixo a moderado, em geral de caramelo, ocasionalmente tostado ou toffee. Pode ter um leve amanteigado, sem ser obrigatório. Aroma de lúpulo de baixo a nenhum, sendo geralmente ausente. Consideravelmente limpa.

Aparência: Cor de âmbar a cobre avermelhado profundo (a maioria possui matiz avermelhado profundo). Límpida. Colarinho baixo, de cor quase branco a bege.

Sabor: Sabor e dulçor moderados de malte caramelo, ocasionalmente com um tostado amanteigado ou lembrando toffee. Final com um leve gosto de grão torrado, com uma secura típica no final. Em geral sem lúpulo de sabor, embora alguns exemplos possuam um leve caráter de lúpulo inglês. Amargor de lúpulo médio-baixo, embora um baixo uso de grãos torrados possa aumentar a percepção de amargor a níveis intermediários. Final de moderadamente seco a seco. Limpa e suave (versões lager podem ser muito suaves). Sem ésteres.

Sensação na boca: Corpo de médio-leve a médio, embora alguns exemplos contendo baixo nível de diacetil possam proporcionar uma sensação na boca levemente viscosa. Carbonatação moderada. Macia. Moderadamente atenuada. Pode ter um ligeiro calor alcoólico nas versões mais fortes.

Impressão geral: Um pint fácil de beber. Focada em malte, com dulçor inicial e final torrado e seco.

Comentários: Às vezes produzida como uma lager (neste caso, geralmente não apresentará caráter de diacetil). Quando servida fria demais, o caráter torrado e o amargor podem parecer mais elevados.

Ingredientes: Pode conter alguns adjuntos (milho, arroz ou açúcar), embora o uso excessivo de adjuntos possa prejudicar o caráter da cerveja. Geralmente tem um pouco de cevada torrada para conferir a cor avermelhada e o final torrado e seco. Maltes, lúpulos e leveduras do Reino Unido/Irlanda.

Estatísticas: OG – 1,044 a 1,060; FG – 1,010 a 1,014; IBU – 17 a 28; EBC – 17,7 a 35,5; ABV – 4,0 a 6,0%.

Exemplos comerciais recomendados:Three Floyds Brian Boru Old Irish Ale, Great Lakes Conway’s Irish Ale (um pouco forte com 6,5%), Kilkenny Irish Beer, O’Hara’s Irish Red Ale, Smithwick’s Irish Ale, Beamish Red Ale, Caffrey’s Irish Ale, Goose Island Kilgubbin Red Ale, Murphy’s Irish Red (lager), Boulevard Irish Ale, Harpoon Hibernian Ale.

Bucica IRA

Aroma: O aroma da Bucica IRA é maltado e moderado.

Aparência: Coloração vermelha escura, límpida. Colarinho claro e baixo.

Sabor: Sabor e dulçor moderados de malte caramelo. Final com um leve gosto de grão torrado. Amargor de lúpulo médio-baixo, com uma leve contribuição da cevada torrada.

Sensação na boca: Corpo médio-leve, com carbonatação moderada.

Impressão geral: Cerveja com foco nos maltes, principalmente caramelo. O álcool não é perceptível, deixando a cerveja com alto drinkability.

Comentários: Como todas as cervejas da Bucica, esta também possui levedura Ale.

Ingredientes: A Bucica IRA tem adição de cevada torrada (não maltada) para contribuir com gosto e aroma torrado e dando coloração ao líquido. O fermento utilizado é muito limpo, sem deixar características perceptíveis na cerveja.

Estatísticas: OG – 1,052; FG – 1,010; IBU – 23,0; EBC – 28,5; ABV – 5,9%.

Gostou da cerveja e deseja uma experiência ainda mais satisfatória?

Experimente combinar a cerveja com os seguintes pratos:

Burritos

Carne Assada

Carpaccio

Enchiladas

Frango assado

Pimentão recheado

Pizza calabresa

Rocambole de carne

Confraria Bucica: Partilha de Cervejas nº 1 – Weizen/Weissbier – Estilo 15A do BJCP

Características Gerais do Estilo

 História: A Weiss é um estilo de cerveja originário do sul da Alemanha, de caráter leve e refrescante e, por isso, mais apreciado no verão, embora seja produzido o ano inteiro.

Aroma: Fenólico (normalmente cravo) e ésteres frutados (normalmente banana) de moderados a fortes. O equilíbrio pode variar, mas os melhores exemplares normalmente são razoavelmente equilibrados. Aroma de trigo de leve a moderado pode estar presente, embora outras características de malte não sejam desejadas. Aromas opcionais incluem leve acidez cítrica, caráter de baunilha leve a moderado e suave aroma de tutti-frutti. Nenhuma das características opcionais deve ser alta ou dominante, mas adicionam complexidade e equilíbrio.

Aparência: Coloração de amarelo palha a dourado escuro. Colarinho branco muito grosso, consistente e persistente. Os exemplares não filtrados devem possuir certa turbidez, embora a mesma seja variável. Os exemplares filtrados devem ser brilhantes e límpidos.

Sabor: De fraco a moderadamente forte de banana e cravo. O equilíbrio e a intensidade de estéres e fenólicos variam, embora os melhores exemplares sejam razoavelmente equilibrados e proeminentes. Opcionalmente caráter muito leve a moderado de baunilha e/ou tutti-frutti pode acentuar o sabor, dulçor e arredondamento das notas de banana, sendo que nenhum dos dois deve ser dominante. O suave sabor do trigo é complementar, assim como um leve adocicado do malte pilsen. O sabor de lúpulo varia de muito baixo a ausente e o amargor do lúpulo de muito baixo a moderadamente baixo. Caráter ácido e cítrico proveniente da levedura e a intensa carbonatação são frequentemente presentes. Paladar bem arredondado, saboroso, com final seco. Sem diacetil ou DMS.

Sensação na boca: Corpo de médio-leve a leve, nunca pesado. Leveduras em suspensão podem aumentar a sensação de corpo. A textura do trigo transmite sensação de cremosidade e maciez que pode progredir para um final leve e espumante pela alta carbonatação. Sempre efervescente.

Impressão geral: Uma ale clara à base de trigo, condimentada, frutada e refrescante.

Comentários: Cerveja refrescante, de rápida maturação, levemente lupuladas e que apresentam um caráter único de banana e cravo proveniente das leveduras. Em geral essa cerveja não envelhece bem e é melhor apreciada enquanto jovem e fresca. A versão “Hefe” é servida com a levedura em suspensão e a versão “Krystal” é filtrada para promover brilho. Garrafas com sedimento de leveduras são tradicionalmente agitadas ou gentilmente giradas antes de serem servidas. O caráter de uma “Krystal Weizen” é geralmente mais frutado e menos fenólico que a “Hefeweizen”.

Ingredientes: Segundo a legislação alemã, pelo menos 50% dos grãos deve ser de trigo maltado, embora algumas versões utilizem até 70%, sendo o resto complementado com malte Pilsen. Leveduras ale para Weizen produzem caráter tipicamente condimentado e frutado, embora temperaturas de fermentação extremas possam afetar o equilíbrio e produzirem sabores e aromas indesejáveis. Uma pequena quantidade de lúpulos nobres é usada apenas para amargor.

Estatísticas: OG – 1,044 a 1,052; FG – 1,010 a 1,014; IBU – 8 a 15; EBC – 3,9 a 15,8; ABV – 4,3 a 5,6%.

Exemplos comerciais recomendados: Weinheinstephaner Hefeweissbier, Paulaner Hefe-Weizen, Franziskaner Hefe-Weisse, Erdinger Weissbier, Eisenbahn Weizenbier.

Bucica Vens

Aroma: O aroma da Bucica Vens é fenólico, lembrando cravo, e frutado, lembrando principalmente banana, resultado da ação do fermento e ressaltado pela adição generosa de lúpulo Saaz. Aroma do malte de trigo também é perceptível (lembrando pão e/ou cereais).

Aparência: Coloração amarela com colarinho branco, normalmente grosso, consistente e persistente. O líquido é turvo, devido ao alto teor de proteínas do malte de trigo e por não passar por um processo de filtragem.

Sabor: Sabor de moderado de banana e fraco de cravo. Sabor suave do malte de trigo também está presente, lembrando pães e/ou cereais, além de um leve adocicado do malte pilsen. O sabor de lúpulo é inexistente, mas há um amargor leve. Ainda há um caráter cítrico do fermento. Carbonatação alta.

Sensação na boca: Corpo médio-leve, com as leveduras em suspensão aumentando a sensação de corpo. A textura do malte de trigo transmite a sensação de cremosidade e maciez, com final espumante pela alta carbonatação.

Impressão geral: Uma ale clara à base de trigo, condimentada, frutada e refrescante.

Comentários: A Bucica Vens mantém a característica de ser uma cerveja refrescante. Preparada com somente dez dias de maturação, é uma cerveja jovem, considerada “verde”. Como não é filtrada, é considerada uma “Hefeweizen”, e por isso tem considerável turbidez. Aconselhamos agitar levemente a garrafa antes de servir (agitar em movimentos circulares, após abrir a garrafa).

Ingredientes: A Bucica Vens é produzida com 50% de malte de trigo e 50% de malte Pilsen. A levedura é utilizada normalmente para este estilo e produz caráter condimentado e frutado. Utilizamos uma pequena quantidade de lúpulo Hallertau Magnum para amargor e uma quantidade considerável de lúpulo Saaz para contribuir com um aroma floral.

Estatísticas: OG – 1,049; FG – 1,010; IBU – 15,2; EBC – 7,1; ABV – 4,7%.

Gostou da cerveja e deseja uma experiência ainda mais satisfatória?

Experimente combinar a cerveja com os seguintes pratos:

Filé à parmegiana

Frango frito

Frango grelhado com legumes

Frango grelhado com risoto de aspargos

Frango à milanesa

Aspargos no vapor

Ceviche

Queijo Brie

Queijo Camembert

Queijo Mussarela

Queijo de Cabra

Espaguete com frutos do mar

Apfelstrudel

Torta de limão

Salmão grelhado

Bolinho de Bacalhau

Bruscheta

Pastel de palmito

Quiche de alho-poró

Bobó de camarão

Bolinho de siri

Risoto de frutos do mar

Caponata de Beringela

Mussarela de búfala c/ tomate e manjericão

Salada de folhas, presunto cru e laranja

Cachorro quente

Omelete

Ovos mexidos com bacon

Pizza de brócolis com alho

Risoto de brie e abobrinha

Salsicha de vitela

Quiche Lorraine